sexta-feira, 27 de março de 2009

ESPERE EM DEUS E RECEBA SUA VITÓRIA

HABACUQUE 1. 1-13
O PESO que viu o profeta Habacuque. - Até quando, SENHOR, clamarei eu, e tu não me
escutarás? Gritar-te-ei: Violência! e não salvarás? - Por que razão me mostras a iniqüidade,
e me fazes ver a opressão? Pois que a destruição e a violência estão diante de mim, havendo
também quem suscite a contenda e o litígio. - Por esta causa a lei se afrouxa, e a justiça
nunca se manifesta; porque o ímpio cerca o justo, e a justiça se manifesta distorcida. -
Vede entre os gentios e olhai, e maravilhai-vos, e admirai-vos; porque realizarei em vossos
dias uma obra que vós não crereis, quando for contada. - Porque eis que suscito os caldeus,
nação amarga e impetuosa, que marcha sobre a largura da terra, para apoderar-se de
moradas que não são suas. - Horrível e terrível é; dela mesma sairá o seu juízo e a sua
dignidade. - E os seus cavalos são mais ligeiros do que os leopardos, e mais espertos do
que os lobos à tarde; os seus cavaleiros espalham-se por toda parte; os seus cavaleiros virão
de longe; voarão como águias que se apressam a devorar. - Eles todos virão para fazer
violência; os seus rostos buscarão o vento oriental, e reunirão os cativos como areia.
(HC 1:10) - E escarnecerão dos reis, e dos príncipes farão zombaria; eles se rirão de todas
as fortalezas, porque amontoarão terra, e as tomarão. - Então muda a sua mente, e seguirá,
e se fará culpado, atribuindo este seu poder ao seu deus. - Não és tu desde a eternidade, ó
SENHOR meu Deus, meu Santo? Nós não morreremos. Ó SENHOR, para juízo o puseste,
e tu, ó Rocha, o fundaste para castigar. - Tu és tão puro de olhos, que não podes ver o mal,
e a opressão não podes contemplar. Por que olhas para os que procedem aleivosamente, e te
calas quando o ímpio devora aquele que é mais justo do que ele?
CONTEXTO HISTÓRICO
 Habacuque viveu num dos períodos mais críticos de Judá;
 Seu país estava mergulhado na violência e ruína do sistema legal;
 Os países ao redor de Judá estavam em guerra; com a Babilônia
levantando-se em ascensão a Assíria e Egito.
Versículos 1- 4 – Ele não consegue pensar em nada além da iniqüidade e
da violência que ele vê entre seu povo;
 Ele acredita até que Deus se retirou da terra;
 As palavras de Deus foram esquecidas;
2
 Deus não pode ser encontrado em lugar nenhum.
Versículos 5-11 – Deus responde a Habacuque
 Deus mostra que dará um fim a iniqüidade;
 Deus levantou inimigos vorazes contra seu povo;
 Deus humilha os altivos e mostra que eles não são nada.
 Dos versículos 12 em diante – Habacuque exalta a Deus
LIÇÕES PARA NOSSOS DIAS
I – Nos momentos de dificuldade devemos clamar a Deus;
II- Não podemos perder a esperança porque Deus é a nossa fortaleza;
III – Não devemos indagar a Deus o porquê das lutas, das privações. Deus tem
seus propósitos para alcançar seus objetivos;
IV- Deus é justo e um dia vai dar um basta em toda iniqüidade;
V- O Senhor está no seu santo Templo; cale-se diante dele toda terra;
VI- O salmista Davi diz: “O Senhor é meu rochedo, e o meu lugar forte, e o
meu libertador; o meu Deus, a minha Fortaleza, em quem confio; o meu
escudo, a força da minha salvação e o meu alto refúgio.

Nenhum comentário: