sexta-feira, 27 de março de 2009

COMO ENFRENTARMOS AS CRISES E SAIRMOS VITORIOSOS

MIQUÉIAS 7. 1-7
“Ai de mim! porque estou feito como as colheitas de frutas do verão, como os
rabiscos da vindima; não há cacho de uvas para comer, nem figos temporãos
que a minha alma deseja. - Já pereceu da terra o homem piedoso, e não há
entre os homens um que seja justo; todos armam ciladas para sangue; cada
um caça a seu irmão com a rede, - As suas mãos fazem diligentemente o mal;
assim demanda o príncipe, e o juiz julga pela recompensa, e o grande fala da
corrupção da sua alma, e assim todos eles tecem o mal. - O melhor deles é
como um espinho; o mais reto é pior do que a sebe de espinhos; veio o dia dos
teus vigias, veio o dia da tua punição; agora será a sua confusão. - Não
creiais no amigo, nem confieis no vosso guia; daquela que repousa no teu
seio, guarda as portas da tua boca. - Porque o filho despreza ao pai, a filha
se levanta contra sua mãe, a nora contra sua sogra, os inimigos do homem
são os da sua própria casa. - Eu, porém, olharei para o SENHOR; esperarei
no Deus da minha salvação; o meu Deus me ouvirá”.

 
 
 

O que fazer quando ela chegar?
Devemos clamar mais ainda pela misericórdia de Deus.
Salmo 6. 2 “Tem misericórdia de mim, SENHOR, porque sou fraco; sara-me,
SENHOR, porque os meus ossos estão perturbados”.
Devemos confiar no Senhor
Salmo 11. 1 “NO SENHOR confio; como dizeis à minha alma: Fugi para a
vossa montanha como pássaro?”

 
 


 
    
  

 ! " #$ 
Devemos nos afastar de toda iniqüidade que nos cerca. Que tenhamos a
visão do verdadeiro cidadão dos céus.
Salmo 15. 1-5 “SENHOR, quem habitará no teu tabernáculo? Quem
morará no teu santo monte? - Aquele que anda sinceramente, e pratica a
2
justiça, e fala a verdade no seu coração. - Aquele que não difama com a sua
língua, nem faz mal ao seu próximo, nem aceita nenhum opróbrio contra o
seu próximo; - A cujos olhos o réprobo é desprezado; mas honra os que
temem ao SENHOR; aquele que jura com dano seu, e contudo não muda. -
Aquele que não dá o seu dinheiro com usura, nem recebe peitas contra o
inocente. Quem faz isto nunca será abalado”.
Devemos nos lembrar que não há bem maior que o Senhor.
Salmo 16. 1-2 “Guarda-me, ó Deus, porque em ti confio. - A minha alma
disse ao SENHOR: Tu és o meu Senhor, a minha bondade não chega à tua
presença”.
Devemos nesse tempo de devassidão pedir ao Senhor que guie os nossos
passos.
Salmo 17. 5 “Dirige os meus passos nos teus caminhos, para que as minhas
pegadas não vacilem”.

 
  

  !     % & #' 
O Senhor nos dá essa resposta no salmo 12. 7) – “Tu os guardarás, SENHOR;
desta geração os livrarás para sempre”
Salmo 17. 8-9 “Guarda-me como à menina do olho; esconde-me debaixo da
sombra das tuas asas, - Dos ímpios que me oprimem, dos meus inimigos
mortais que me andam cercando..”

 
 
 
 %( 
Quando bater essa angustia, esse desespero, de não contarmos nem com a
família, clamemos como Davi fez.
Salmo 25. 18 “Olha para a minha aflição e para a minha dor, e perdoa todos
os meus pecados.”
Salmo 28. 2 “Ouve a voz das minhas súplicas, quando a ti clamar, quando
levantar as minhas mãos para o teu santo oráculo.”
Contudo devemos confiar que o Senhor é poderoso para reverter o quadro
angustiante de nossas famílias que ainda não o conhecem.
3
Devemos estar cientes que o Senhor nos ouve:
Salmo 34. 15 “Os olhos do SENHOR estão sobre os justos, e os seus ouvidos
atentos ao seu clamor.”
Salmo 34. 17 “Os justos clamam, e o SENHOR os ouve, e os livra de todas as
suas angústias.”
Salmo 34 . 19 “Muitas são as aflições do justo, mas o SENHOR o livra de
todas.”
A VITÓRIA É NOSSA
Salmo 18. 1-3 “Eu te amarei, ó SENHOR, fortaleza minha. - O SENHOR é o
meu rochedo, e o meu lugar forte, e o meu libertador; o meu Deus, a minha
fortaleza, em quem confio; o meu escudo, a força da minha salvação, e o meu
alto refúgio. - Invocarei o nome do SENHOR, que é digno de louvor, e ficarei
livre dos meus inimigos.”
Salmo 37. 1-7 “Não te indignes por causa dos malfeitores, nem tenhas inveja
dos que praticam a iniqüidade. - Porque cedo serão ceifados como a erva, e
murcharão como a verdura. - Confia no SENHOR e faze o bem; habitarás na
terra, e verdadeiramente serás alimentado. - Deleita-te também no SENHOR,
e te concederá os desejos do teu coração. - Entrega o teu caminho ao
SENHOR; confia nele, e ele o fará. - E ele fará sobressair a tua justiça como a
luz, e o teu juízo como o meio-dia. - Descansa no SENHOR, e espera nele;
não te indignes por causa daquele que prospera em seu caminho, por causa do
homem que executa astutos intentos.”
Salmo 91: “Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Onipotente
descansará. - Direi do SENHOR: Ele é o meu Deus, o meu refúgio, a minha fortaleza, e
nele confiarei. - Porque ele te livrará do laço do passarinheiro, e da peste perniciosa. -
Ele te cobrirá com as suas penas, e debaixo das suas asas te confiarás; a sua verdade
será o teu escudo e broquel. - Não terás medo do terror de noite nem da seta que voa de
dia, - Nem da peste que anda na escuridão, nem da mortandade que assola ao meio-dia.
- Mil cairão ao teu lado, e dez mil à tua direita, mas não chegará a ti. - Somente com os
teus olhos contemplarás, e verás a recompensa dos ímpios. - Porque tu, ó SENHOR, és
o meu refúgio. No Altíssimo fizeste a tua habitação. - Nenhum mal te sucederá, nem
praga alguma chegará à tua tenda. - Porque aos seus anjos dará ordem a teu respeito,
para te guardarem em todos os teus caminhos. - Eles te sustentarão nas suas mãos, para
que não tropeces com o teu pé em pedra. - Pisarás o leão e a cobra; calcarás aos pés o
filho do leão e a serpente. - Porquanto tão encarecidamente me amou, também eu o
livrarei; pô-lo-ei em retiro alto, porque conheceu o meu nome. - Ele me invocará, e eu
lhe responderei; estarei com ele na angústia; dela o retirarei, e o glorificarei. - Fartá-loei
com longura de dias, e lhe mostrarei a minha salvação.”

Nenhum comentário: