terça-feira, 24 de março de 2009

Incredulidade e murmuração

O contemplar esta situação “Há um praga na minha casa”, alguma coisa
está acontecendo; você não pode ficar inerte. Então você se pergunta: “Essa
praga foi colocada por quem?” Em Levítico 34:14, o Senhor diz: “Quando
entrardes na terra de Canaã, que vos darei por possessão, e eu enviar a
praga...” Deus está dizendo: “Eu vou enviar.” Se você ler esse trecho fora de
todo o contexto bíblico, poderá pensar que toda essa situação de praga foi
Deus quem colocou. Todavia, não é exatamente do modo como você está
pensando. Vamos verificar o contexto.
O povo de Israel poderia ter saído do Egito e entrado em Canaã com uma
marcha de apenas quarenta dias, porém levaram quarenta anos. Não entraram
na terra por causa da incredulidade e porque murmuraram contra o Senhor.
Quando os doze espias foram verificar a terra que Deus havia lhes prometido e
trouxeram aqueles relatórios tão sem esperança, dos doze, apenas Josué e
Calebe creram que o poder de Deus era maior que os gigantes e obstáculos
que habitavam aquela terra.
O poder de Deus era, é e continuará sendo maior do que você crê e vê. E
justamente Josué e Calebe foram os únicos que saíram do Egito e entraram em
Canaã, juntamente com os outros menores de vinte anos e os que nasceram
durante a peregrinação, porque creram no poder de Deus. Todos os outros
morreram no caminho, porquanto não creram em Deus, murmuraram. No livro
de Números 14:27-35 está escrito:
“Depois, disse o Senhor a Moisés e a Arão: Até quando sofrerei esta má
congregação que murmura contra mim? Tenho ouvido as murmurações que os
filhos de Israel proferem contra mim. Dize-lhes: Por minha vida, diz o Senhor,
que, como falastes aos meus ouvidos, assim farei a vós outros. Neste deserto,
cairá o vosso cadáver, como também todos os que de vós foram contados
segundo o censo, de vinte anos para cima, os que dentre vós contra mim
murmurastes; não entrareis na terra a respeito da qual jurei que vos faria
habitar nela, salvo Calebe, filho de Jefoné, e Josué, filho de Num. Mas os
vossos filhos de que dizeis: Por presa serão, farei entrar nela; e eles
conhecerão a terra que vós desprezastes. Porém, quanto a vós outros, o vosso
cadáver cairá neste deserto. Vossos filhos serão pastores neste deserto
quarenta anos e levarão sobre si as vossas infidelidades, até que o vosso
cadáver se consuma neste deserto. Segundo o número dos dias em que
espiastes a terra, quarenta dias, cada dia representando um ano, levareis
sobre vós as vossas iniquidades e tereis experiência do meu desagrado. Eu, o
Senhor, falei; assim farei a toda essa má congregação, que se levantou contra
mim; neste deserto, se consumirão e aí falecerão.”

Nenhum comentário: